• Aplicação das novas tecnologias da informação em museus goianos

    Considerando as novas propostas para a área da museologia, este estudo tem como objetivo analisar, de que maneira as novas tecnologias da informação têm sido aplicadas aos museus localizados no estado de Goiás e como têm sido utilizadas no desenvolvimento de  estratégias de comunicação entre tais instituições e o seu público.

  • Apresentação

    Considerando as novas propostas para a área da museologia, este estudo tem como objetivo analisar, de que maneira as novas tecnologias da informação têm sido aplicadas aos museus localizados no estado de Goiás e como têm sido utilizadas no desenvolvimento de  estratégias de comunicação entre tais instituições e o seu público. Apesar das discussões estabelecidas por profissionais da área nas últimas décadas e que resultaram na elaboração de uma série de documentos que procuraram orientar as novas práticas museológicas, a hipótese inicial é de que, os investimentos voltados para esse fim, têm sido escassos, o que acaba por dificultar a sua acessibilidade. O principal objetivo é ampliar a produção do conhecimento sobre as estratégias de comunicação adotadas pelas instituições museais e investigar a possibilidade de se constituir uma rede de comunicação por meio da qual seja possível ampliar o seu campo de atuação e democratizar o seu acesso.

  • Coordenador de pesquisas

    Ivanilda Aparecida Andrade Junqueira

    Possui doutorado e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Ocupou, no período de 2005 a 2010 o cargo de Historiadora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando nos setores de Arquivo e Restauro do Centro de Documentação e Pesquisa em História/UFU-CDHIS. Foi professora da Faculdade Católica de Uberlândia ministrando disciplinas nos cursos de História e Pedagogia, no período de 2007 a 2010. É professora adjunta do Curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás, atuando na Faculdade de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Integra os grupos de Pesquisa CNPq: POINT: Política, informação e novas tecnologias; Estudos Urbanos e Culturais e o Núcleo de Pesquisa e Estudos em História, Cidades e Trabalho. Atualmente desenvolve pesquisa com ênfase em História Social e Ciências Sociais Aplicadas, orientando em nível de graduação e pós-graduação principalmente nos seguintes temas: cidades, patrimônio histórico, memória, educação, estratégias de comunicação em museus e novas tecnologias.

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8161896000577941

  • Integrantes

    • Hítalo Montefusco
    • Andressa Lopes Cherem
    • Mariana de Paula Batista
  • Vínculos

    Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Soaciais – UFG

     

  • Produções

    Nenhuma produção encontrada para este projeto.

  • Patrocínio

    Nenhum patrocinador encontrado para este projeto.

  • Galeria de imagens